Samar

Terapia para Adultos

A decisão de iniciar uma análise ou mesmo de visitar um analista pela primeira vez é quase sempre muito difícil dada a mistura de sentimentos que envolvem medo, vergonha, preconceito familiar e / ou da própria pessoa além de receio de expor sua intimidade a um desconhecido.

Existe ainda uma questão ligada ao dinheiro já que a pessoa tende a julgar a psicoterapia ou psicanálise como um custo oneroso e excessivo e não como um investimento, o que a deixa cega para seus enormes benefícios, inclusive financeiros.

Psicanálise: custo ou investimento?

Isso ocorre porque os valores da pessoa estão distorcidos. Pela minha experiência de mais de quinze anos na clínica observo que pacientes em psicoterapia ou psicanálise tendem a gastar menos e melhor e a ganhar mais com o transcorrer do tratamento, embora estes resultados variem de pessoa para pessoa.

No quesito economia, isso ocorre porque ficando mais saudável mentalmente o paciente deixará de manifestar seus conflitos inconscientes através de doenças físicas e acidentes, por exemplo.

Além disso, poderá poupar evitando divórcios e brigas conjugais desnecessárias porque aumenta sua capacidade de tolerância, diálogo e empatia. Ainda, tende a reduzir seus gastos com supérfluos porque as compras deixam de ser um escape para a sua angústia.

No quesito aumento de ganho, liberado dos altos custos energéticos para manter a repressão do inconsciente, o paciente poderá voltar a sentir prazer no trabalho ou encontrar um ofício que realmente seja sua vocação.

Daí se conclui que investir em uma psicoterapia ou psicanálise para ter uma mente saudável é um investimento financeiro de grande inteligência!

As demandas de um novo paciente

De um modo geral, as principais demandas de um novo paciente estão relacionadas com: Problemas de relacionamento com sua família, desadaptação com a sua vida, dificuldades de sentir prazer no relacionamento amoroso e no ambiente de trabalho, dentre outros.

Tais desadaptações costumam vir associadas à alta carga de angústia, sentimento que é explicado pela pessoa como sendo decorrente de fatores externos, algo que precisará ser ressignificado na análise.

E o que ele encontrará no consultório do analista?

No consultório do psicanalista o paciente encontrará um profissional que se preparou por anos a fio, em suas análises pessoais, estudos teóricos e supervisões para aplicar o método psicanalítico, criado por Sigmund Freud na aurora do século XX.

Basicamente este método consiste em o paciente se deitar em um divã e ir descrevendo tudo aquilo que se passa em sua mente sem estabelecer qualquer tipo de censura ou julgamento crítico sobre o material.

Ao ser convidado a falar sem censura sobre o que lhe ocorre, imediatamente o paciente sentirá uma pressão no sentido de julgar o que pensou como sendo destituído de valor e /ou condenável moralmente.

Está iniciado assim o processo analítico que se dará, quase que o tempo todo, neste embate entre aquilo que emerge como um derivado dos desejos do inconsciente e o seu censor crítico, que configura a instância repressora responsável por manter o inconsciente reprimido.

Agendamento

Solicite um Agendamento de Consulta no formulário abaixo ou mande um WhatsApp para 51 99732-3447

Endereço 

R. Esperanto, 1140
Bairro Carneiros
Lajeado - RS 

Contato 

Fone:
51 99404-4500 | 51 99441-0464
WhatsApp:
51 99404-4500 | 51 99441-0464
E-mail: contato@samar.net.br

Agende sua Consulta

Agendamento de Consultas 





CNPJ 19.967.068/0001-72
P Heberle Serviços de Educação e Saúde ME